Por quê Planejamento Estratégico é Importante para o meu Negócio?

Um roteiro simples para quem deseja alcançar sucesso na vida e nos negócios se baseia em saber onde se quer chegar, traçar os objetivos e encontrar os meios necessários para alcança-los. Nesse cenário, surge então a necessidade de um planejamento estratégico.

Empreendedores e gerentes de negócios muitas vezes estão tão preocupados com questões imediatas que eles perdem de vista seus objetivos finais. É por isso que uma revisão comercial ou preparação de um plano estratégico é uma necessidade virtual. Isso pode não ser uma receita para o sucesso, mas sem ele um negócio é muito mais provável que falhe.

Sem planejamento estratégico, um negócio pode até vingar devido questões econômicas. Mas, dificilmente sobreviverá no mercado. Por isso, realizar um planejamento e estabelecer metas é fundamental e não pode ser encarado como uma tarefa secundária, pois dela depende todo o futuro do seu negócio.

Vamos por partes.

 

Planejar significa traçar objetivos, escolher qual o melhor caminho a ser seguido para otimizar o funcionamento da empresa e estabelecer datas para avaliar quais metas foram alcançadas. Sendo assim, o planejamento estratégico é aquele que define os rumos da empresa a longo prazo, o que pode alcançar até 10 anos, dependendo dos objetivos e ambições do empreendedor.

Em outras palavras, é estabelecer planos de maneira estratégica que facilita a gestão de uma empresa, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo. A teoria amplamente aceita do planejamento estratégico corporativo é simples: usando um horizonte de tempo de vários anos, a alta gerência avalia sua estratégia atual procurando oportunidades e ameaças no meio ambiente e analisando os recursos da empresa para identificar seus pontos fortes e fracos.

A gerência pode elaborar vários cenários estratégicos alternativos e avaliá-los em relação aos objetivos de longo prazo da organização.

O planejamento estratégico é importante pois utiliza os recursos disponíveis de forma eficiente e programada, o que possibilitará o aumento de produtividade do negócio em questão.

Ele serve, sobretudo para:

– Para se conhecer melhor a empresa, seus objetivos, metas, pontos fortes e fracos;

– Para vislumbrar um futuro, criar metas e longo prazo e definir um norte a ser seguido;

– Para conhecer quem e quais os fatores que influenciam diretamente no seu negócio;

– Para possibilitar o crescimento do seu negócio;

Resumidamente, o planejamento estratégico responde a três perguntas:

– Onde estamos?

– Para onde queremos ir?

– Como chegar lá?

 

O planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor.

Os cinco elementos principais do plano são a visão da empresa, declaração de missão, fatores críticos de sucesso, estratégias e ações para objetivos e uma linha de tempo de implementação priorizada.

Por isso, o mesmo poderá ser utilizado quando e para:

– Desejar alterar a direção e o desempenho de um negócio;

– Definir o objetivo do seu negócio;

– Avaliar as oportunidades de negócios;

– Incentivar discussões baseadas em fatos sobre questões politicamente sensíveis;

– Criar um quadro comum para a tomada de decisões na organização;

– Definir um contexto apropriado para decisões de orçamento e avaliações de desempenho;

– Planejar os recursos humanos e necessidades operacionais;

– Treinar os gerentes para desenvolver melhores informações para tomar melhores decisões;

– É fundamental também se a empresa está buscando financiamento;

– Aumentar a confiança na direção do negócio.

Um benefício lateral adicional do planejamento estratégico é o plano de ação natural que decorre da identificação de sua estratégia preferida. Enquanto o planejamento estratégico envolve sua visão, missão e sonhos, também define os rudimentos de seu plano de ação para alcançar os resultados desejados.

Um plano estratégico é uma ferramenta de gerenciamento que serve para ajudar uma organização a fazer um trabalho melhor, porque um plano enfoca energia, recursos e tempo de todos na organização na mesma direção.

Sendo assim, para montar o planejamento estratégico, é importante identificar algumas etapas, tais como:

1- Definir qual são os valores da empresa, como a visão e a missão;

2- Analisar o ambiente externo do mercado de atuação, observar as oportunidades e ameaças para o negócio;

3- Analisar o ambiente da empresa, e visualizar seus pontos fortes e os pontos fracos;

4- Analisar o contexto atual da empresa através da análise SWOT – que significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

5- Definir quais são os objetivos e metas da empresa, o que pretende alcançar e em quanto tempo pretende chegar ao objetivo final. Nesse ponto é importante ainda identificar qual é o público-alvo de cada ação e objetivo estabelecidos;

6- Listar os fatores críticos de sucesso que o negócio deve atender para alcançar sua visão e missão. Os fatores críticos de sucesso podem variar de empresa para empresa, mas alguns exemplos incluem a obtenção de credibilidade no mercado de atuação;

7- Agora é a hora de formular e implementar a estratégia definida, onde deverá ser escolhido o plano para alcançar as metas e objetivos definidos anteriormente. Por isso, quando formular as estratégicas é necessário verificar os recursos disponíveis para poder implementar cada etapa estabelecida, e definir ainda quais os recursos que se aplicam, de forma eficiente, à estratégica escolhida;

8- Priorize a linha do tempo. Um plano estratégico geralmente cobre um período de um ano. Como você não pode implementar tudo ao mesmo tempo, você deve priorizar sua lista de ações. Além disso, algumas tarefas da lista podem precisar ser concluídas antes para que outras possam ser realizadas;

9- Após todas as etapas, é preciso obter um feedback e controle, onde é necessário verificar os resultados do planejamento estratégico. Sendo assim, esse é um processo projetado para produzir um plano estratégico corporativo – uma declaração de estratégias destinadas a afetar o desempenho a longo prazo da organização como um todo corporativo.

É importante fechar esse artigo lembrando que o planejamento estratégico é fundamental para alcançar os objetivos do seu negócio e da sua vida. O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações, tanto no âmbito laboral, como no contexto pessoal.