O que são Crenças Limitantes?

Você sabe se possuí alguma crença limitante? Trata-se de pensamentos ou interpretações que passamos a acreditar como se fosse uma verdade, mas que não são e, o pior, nos impedem de alcançar um desenvolvimento, seja ele profissional ou de qualidade de vida. Além disso, as crenças limitantes podem prejudicar nossos relacionamentos e finanças. E, tudo isso acontece sem que você perceba.
As crenças limitantes surgem através das coisas que ouvimos dos nossos pais, familiares, professores, médicos, amigos ou até mesmo na igreja. No primeiro instante de vida, as crenças limitantes surgem através de lembranças da infância. Seja pelas histórias que os avós contavam, alguma comparação que foi feita entre você e outra criança, ou algo que um amigo da escola lhe fez.
Elas também estão relacionadas a experiências vividas ao longo da vida e também através da observação da experiência de uma outra pessoa. Também está relacionada a tudo que a sociedade e a mídia nos impõem, o que contribui para a formação de ideias vagas e limitantes.
As nossas crenças limitantes foram geradas de maneira inconsciente, porque não houve questionamento sobre o que acreditávamos e o que era imposto. E, dessa forma, não percebemos o impacto negativo dessas crenças em nossas vidas. É importante salientar que a única coisa que pode retê-lo na vida, são as suas crenças limitantes.
A maioria das crenças limitantes está relacionada aos seguintes assuntos:
– Pessoas.
– Oportunidades.
– Dinheiro.
– Aprendizado.
– Capacidade.
– Religião.
– Identidade.
– Situações.
– Tempo.
– Vida.
– Ações do Passado.
– Ações do Presente.
– Ações do Futuro.

que-são-crenças-limitantes-4 O que são Crenças Limitantes?

Algumas frases que remetem a crenças limitantes:
– Não tenho tempo para isso.
– Eu não consigo fazer isso.
– Eu não sei como fazer isso.
– Eu não posso fazer isso.
– Isso é errado.
– A vida é dura.
– Comida saudável é ruim.
– Alimentos saudáveis são caros.
– Essa religião é a certa e a outra é errada.
– Isso é ridículo. Essa técnica não funciona.
– Eu não vou conseguir.
– Eu não preciso disso.
– Eu não tenho dinheiro suficiente, por isso não mereço tal coisa.
São esses tipos de crenças limitantes que bloqueiam a sua capacidade de entrar em ação e gerar resultados e alcançar os objetivos mais profundos, sejam eles relacionados a vida pessoal ou as áreas profissionais.
Isso ocorre porque as crenças limitantes entram em ação todas as vezes que você busca realizar algo que, possivelmente, geraria algum resultado positivo. Contudo, é bloqueado devido ao tipo de crença que acredita ser verdade.
Como detectar se tenho uma crença que me impede de algo?
As crenças limitantes devem ser descobertas o quanto antes. Pois, são essas que nos impedem de ter uma vida saudável. O primeiro passo é analisar qual a crença que está dificultando a sua vida e impedindo o seu crescimento pessoal e profissional.
que-são-crenças-limitantes-4 O que são Crenças Limitantes?
Assim que descobrir qual a sua crença limitante, você deve descreve-la para ter clareza do que ela é, e o que representa em sua vida.
Exemplo: Minha crença limitante é acreditar que nunca tenho tempo para terminar um projeto, e por isso não consigo realização profissional.
A partir daí, é importante analisar quais as situações que desencadearam a essa crença limitante. É um passo importante para se pensar em todas as situações em que se cria ideias confusas. É através dessas análises que conseguimos identificar uma solução, evitando também que essas ideias apareçam novamente.
Nesse processo, é importante lembrar que as crenças limitantes estão relacionadas com ações passadas, com algo que nos foi imposto ainda quando crianças ou o tipo de informações que a sociedade nos fez acreditar ser uma verdade. Por isso, analise a fundo suas experiências para detectar a sua crença limitante.
Após identificar qual a sua crença limitante, verificar sua causa e definir o objetivo para evitar que as crenças voltem para a sua vida, é necessário agora determinar uma nova crença fortalecedora para substituir a crença limitante. Em um papel, escreva essa nova crença para que você a enxergue diariamente e lembre dessa substituição.
O último passo para deixar as crenças limitantes longe da sua vida, é transformar essa nova crença fortalecedora em um hábito. Isso é necessário, visto que as crenças comandam nosso comportamento de forma inconsciente e no modo automático, de forma natural e sem questionamentos.
A partir do momento em que se transforma a crença fortalecedora em um hábito, é possível fazer com que o cérebro acredite nessa nova verdade, de forma inconsciente. E assim essa nova crença entra em modo automático sem que você se esforce para acreditar nela.
Mas, para que essa transformação seja possível, é preciso visualizar, ouvir e sentir o resultado desejado através dessa nova crença fortalecedora. Procure dedicar um tempo do seu dia para essa nova crença, principalmente ao acordar ou ao dormir.
Então, resumidamente, para vencer as crenças limitantes é preciso seguir cinco passos. Relembre:
1 – Identificar quais crenças limitantes o impedem de agir e alcançar os objetivos.
2 – Encontrar a causa da crença limitante e de onde surgiram.
3 – Definir qual é o objetivo que deseja alcançar para ter uma melhor qualidade de vida.
4 – Substituir a crença limitante por uma fortalecedora.
5 – Condicionar a nova crença até que se torne um hábito.

que-são-crenças-limitantes-4 O que são Crenças Limitantes?

As crenças limitantes estão relacionadas ao medo e se alimentam da dúvida. Pois, se não tivéssemos medo de nada, poderíamos fazer qualquer coisa e ir em busca de qualquer desafio sem ansiedade, preocupação e com mais confiança.
Sendo assim, uma ótima maneira para vencer o medo é investir em novos desafios diariamente. Busque algo que te tire da zona de conforto, e é isso que te levará para longe do medo e esmagará suas crenças limitantes. Buscar novos desafios, também te mostrará que você está limitado apenas aos seus pensamentos.
Sair da zona de conforto significa também que você terá menos crenças limitantes e maiores possibilidades de uma vida de sucesso e grandes realizações. E, consequentemente, uma vida mais feliz e realizada. Livre-se de todas as bases que sustentam suas crenças limitantes.